Vida e Paixão
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Soy psicólogo y dirijo una clinica, soy simpático, creo que soy atractivo, muy ardiente y me gusta hacer el amor mucho e hacer amigos, viajar por diversos paises en vacacciones y el deportes. Home Page http://www.mrmarcinho.hpg.com.br Apelido: menthaux Idade: 30 Estado: PR Cidade: CASCAVEL Que bom que você me achou. Muito prazer !!!

sexta-feira, julho 20, 2001
Se o seu amigo está fora do peso, isto é, está com aquela forma fisíca redonda:

1) Se é um amigo que você encontra com ele todos os dias, mas ainda não tem aquela intimidade, alerte-o com aquela voz de descontração mas com a cara de quem está realmente preocupado com a saúde dele:

Corpo são, mente sã. O ser humano tem, pelo menos duas dimensões: a material (seu corpo) e a abstrata ou espiritual (sua mente ou alma). Que tal trabalhar mais a primeira ?

2) Se o seu amigo for muito religioso, use a Palavra de Deus no seu toque:

E no sexto dia, Deus criou o homem... Que tal preservar a criatura como imagem e semelhança do Pai? Cuide do seu corpinho!!!

3) E enfim, se for aquele amigo que você tem a maior intimidade fale na maior ironia:

...até que um dia a casa cai... Pois é, a bunda também cai, o peito também cai... enfim... Que tal um pouquinho de ginástica?

--------------------------------------------------------------------------------

Se o seu amigo sofre de gases/flatulência:

1) Se ele for aquele amigo do trabalho:

Anota aí na sua agenda ou coloca recadinho na sua geladeira: " Nunca mais comer repolho, nem se ameaçado com um facão, afim de não importunar os meus colegas poluindo o ambiente com a minha flatulência!"

2) Se for aquele amigão:

Se eu quisesse saber qual é o cheiro do interior do seu intestino eu teria me formado em proctologia. Dê um jeito nessa sua flatulência.

3) Se for aquele amigo sacana:

Um AVISO: Mantenha-se longe de fósforo, isqueiro ou qualquer fonte de fogo. Do jeito que seus gases inflamáveis andam, você seria capaz de explodir um quarteirão inteiro!

--------------------------------------------------------------------------------

Agora, se o seu amigo é chato:

1) Se for aquele amigo chato, que você suporta quase todos os dias e não quer magoá-lo, dê este toque com aquela voz de quem está filosofando:

Já te disseram que você é um chato? Pois é....Não é o fim do mundo né?? Porque lá no fundo todo mundo é um pouco chato, uns mais que outros, mas todos, entendeu? É melhor parar que estou ficando chato...

4) Se fora aquele...aquele amigo chato mesmo:

Cemancol é o medicamento indicado para indivíduos com seu quadro clínico: chatice aguda!

--------------------------------------------------------------------------------

Se o seu amigo é PORCÃO e tira meleca do nariz na frente de qualquer pessoa (argh!!!), estes servem para qualquer tipo de amigo:

Alguns narizes produzem mais meleca que outros, faz parte da fisiologia de cada um. Por isso eu entendo que talvez sua produção de meleca seja maior que a de um humano médio, precisando sistematicamente tirar o excesso. Mas não precisa fazer isso na frente dos outros!!

ou então:

Esse seu hábito de tirar melecas das ventas está me deixando enojado... Você além de tirar também come?

--------------------------------------------------------------------------------

Amigo que fala alto, vixe..., se o seu amigo sofre disso e não se toca, mesmo com um simples e baixinho "schiiii" experimente:

Na evolução budista, sua alma está quase preparada para ser um carro de som.

ou:

Você tem uma disritmia de volume vocal*. Aconselhamos uma internação na oficina de som mais próxima, para retirada ou regulagem do alto-falante que você engoliu.

*Você fala alto, mesmo...

--------------------------------------------------------------------------------

Se seu amigo sofre de Cecê (problemão!!!) fale logo de cara assim:

Não se torne uma pessoa perigosa para a sociedade, não use armas químicas. Que armas? Esse seu cecê maligno que derruba até gambá!

ou:

No corre-corre do dia a dia é natural esquecer de algumas coisas que temos que fazer... Mas pelamordedeus nunca mais esqueça de passar desodorante!

Este é o melhor:

A menos que você tenha o costume de usar como defesa pessoal o levantamento de braços (tiro e queda para assaltantes de nariz sensível), recomendo o uso regular de um desodorante!

--------------------------------------------------------------------------------

Então...mas se o seu amigo, quero dizer, se a pessoa conhecida for uma idiota, chatona, e você não quer ser mal educado, mas vai de qualquer forma falar com ela, sem se preocupar com a reação dela, eu recomendo:

Creio que em toda a extensão e profundidade de sua teoria sobre a mente humana, Freud jamais se dedicou a tratar pessoas com o seu problema. Caso contrário já estaria bem divulgado no meio acadêmico-psicológico um tratamento para a tolice, idiotice e derivados.

ou:(use este para pessoas que além de idiotas ao extremo ainda conseguem ser burras!)

Já está à venda, nas melhores farmácias, os remédios (inclusive genéricos) com a substância recém descoberta: Intelectol Saturado. É o mais indicado nos casos de diagnóstico confirmado de ICG -- Imbecilidade Crônica e Generalizada...

E...é isso!!! =)


posted by Mr Marcinho 11:26 da tarde
. . .
Mas aconteceu que o principezinho, tendo andado muito tempo pelas areias, pelas rochas e pela neve, descobriu, enfim, uma estrada. E as estradas vão todas na direção dos homens.
- Bom dia, disse ele.
Era um jardim cheio de rosas.
- Bom dia, disseram as rosas.
O principezinho contemplou-as. Eram todas iguais à sua flor.
- Quem sois? perguntou ele estupefato.
- Somos rosas, disseram as rosas.
- Ah! exclamou o principezinho...
E ele sentiu-se extremamente infeliz. Sua flor lhe havia contado que ela era a única de sua espécie em todo o universo. E eis que havia cinco mil, iguaizinhas, num só jardim!
"Ela haveria de ficar bem vermelha, pensou ele, se visse isto... Começaria a tossir, fingiria morrer, para escapar do ridículo. E eu então teria que fingir que cuidava dela; porque senão, só para me humilhar, ela era bem capaz de morrer de verdade..."
Depois, refletiu ainda: "Eu me julgava rico de uma flor sem igual, e é apenas uma rosa comum que eu possuo. Uma rosa e três vulcões que me dão pelo joelho, um dos quais extinto para sempre. Isso não faz de mim um príncipe muito grande..." E, deitado na relva, ele chorou.
E foi então que apareceu a raposa:
- Boa dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. não me cativaram ainda.
- Ah! desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- Que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?
- Os homens, disse a raposa, têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?
- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...
- É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...
- Oh! não foi na Terra, disse o principezinho.
A raposa pareceu intrigada:
- Num outro planeta?
- Sim.
- Há caçadores nesse planeta?
- Não.
- Que bom! E galinhas?
- Também não.
- Nada é perfeito, suspirou a raposa.
Mas a raposa voltou à sua idéia.
- Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra.
O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:
- Por favor... cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer alguma coisa. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto...
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha. Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
- Quis, disse a raposa.
- Mas tu vais chorar! disse o principezinho.
- Vou, disse a raposa.
- Então, não sais lucrando nada!
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.
Depois ela acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.
Foi o principezinho rever as rosas:
- Vós não sois absolutamente iguais à minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era a minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela á agora única no mundo.
E as rosas estavam desapontadas.
- Sois belas, mas vazias, disse ele ainda. Não se pode morrer por vós. Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.
E voltou, então, à raposa:
- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.
- Foi o tempo que eu perdi com a minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.





posted by Mr Marcinho 11:22 da tarde
. . .
Concertando do mundo

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas...

Certo dia, seu filho, de sete anos, invadiu o seu "santuário" decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer com que o filho fosse brincar em outro lugar.

Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente, deparou-se com o mapa do mundo e alegrou-se, pois era exatamente o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- "Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar... Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho, mas não se esqueça: faça tudo sozinho!"

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:

- "Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!"

A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? Perguntou-se o cientista e resolveu averiguar com o filho como ele tinha conseguido tal feito:

- "Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?"

- "Pai , eu não sabia como era o mundo, mas, quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei... mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!"



posted by Mr Marcinho 11:16 da tarde
. . .
YOUR TRAVEL INFORMATION


--------------------------------------------------------------------------------

PUNTA DEL SOL VJS EVT FECHA 20JULIO01
ESMERALDA 486 PISO 1ERO OF "H" LOCALIZADOR DE RESERVA YL5H64
(1007) CAPITAL FEDERAL
BUENOS AIRES LA SORDA/JORGE ROBERTO
TELEFONO : 54 11 4326 6236
FAX : 54 11 4394 8155
EMAIL: INFORMES@PUNTADELSOL.COM.AR

SERVICIO FECHA DE A SALIDA LLEGADA

TRANSBRASIL 19AUG BUENOS AIRES SAO PAULO 0450 0821
TR 7605 M SUN PISTARINI GUARULHOS INTL
VUELO NO FUMADOR TERMINAL 1
DESAYUNO 1 PARADA
RESERVA CONFIRMADA 3:31 DURACION
BUENOS AIRES FLORIANOPOLIS
AVION: BOEING 737-300
FLORIANOPOLIS SAO PAULO
AVION: BOEING 737-300

TRANSBRASIL 19AUG SAO PAULO CASCAVEL 0950 1149
TR 1588 M SUN GUARULHOS INTL
VUELO NO FUMADOR TERMINAL 1
DESAYUNO DIRECTO
RESERVA CONFIRMADA 1:59 DURACION
Q9 1588 VUELO OPERADO POR Q9 MINERVA AIRLINES
AVION: EMBRAER EMB-120 BRASILIA

TRANSBRASIL 26AUG CASCAVEL SAO PAULO 0655 0848
TR 1591 M SUN GUARULHOS INTL
VUELO NO FUMADOR TERMINAL 1
DESAYUNO DIRECTO
RESERVA CONFIRMADA 1:53 DURACION
Q9 1591 VUELO OPERADO POR Q9 MINERVA AIRLINES
AVION: EMBRAER EMB-120 BRASILIA

TRANSBRASIL 26AUG SAO PAULO BUENOS AIRES 1220 1550
TR 7606 M SUN GUARULHOS INTL PISTARINI
VUELO NO FUMADOR TERMINAL 1
APERITIVO 1 PARADA
RESERVA CONFIRMADA 3:30 DURACION
SAO PAULO PORTO ALEGRE
AVION: BOEING 737-300
PORTO ALEGRE BUENOS AIRES
AVION: BOEING 737-300

LOCALIZADOR(ES) TR/MD0QE

RECONFIRME SU VIAJE CON 72 HORAS DE ANTELACION
INFORMACION ON-LINE DE SUS VUELOS: WWW.CHECKMYTRIP.NET



posted by Mr Marcinho 11:15 da tarde
. . .
A sós...



A sós

como duas gaivotas

na solidão do céu,

em pleno mar,

sonhando no ar...



A sós,

lado a lado, sem alarde,

como dois pássaros num alto ramo,

ao cair da tarde...



A sós

como duas mãos quando se procuram

e se encontram,

sem voz...



Como eu e tu

quando somos nós



a sós...





posted by Mr Marcinho 3:21 da manhã
. . .
Pressentimento



O fim do nosso amor, pressenti, na agonia

das tuas próprias cartas, rápidas, pequenas...

Se eu tantas, com carinho imenso te escrevia,

tão poucas me chegaram em resposta apenas.



Nas cartas que a sofrer, te mandei, as dezenas,

adiava a realidade sempre, dia a dia,

procurando iludir em vão as minhas penas

muito embora eu soubesse o quanto me iludia!



Hoje... já não foi mais surpresa pra mim,

dizes, (como quem tem piedade), que é melhor

não continuarmos mais... E tens razão: é o fim...



Há muito eu esperava e pressentia no ar...

Chegou... que hei de fazer?... Foi bom... Seria pior

se ele não viesse nunca... e eu ficasse a esperar...





posted by Mr Marcinho 3:20 da manhã
. . .
Seria Mesmo A Vida?



Agora que nos encontramos,

de repente compreendemos

que estávamos sozinhos...



Que importa o que vivemos?

Que importa o que passamos?

Seria mesmo vida, a vida que levamos

por diferentes caminhos?



Agora que nos encontramos

que te quero e me queres

com uma força jamais

pressentida...



Parece incrível que eu já tenha

falado de amor a outras mulheres

e que antes de mim

pudesse ter havido

algum amor em tua vida!







posted by Mr Marcinho 3:20 da manhã
. . .
Quiero dejar un abrazo muy fuerte a un amigo que gusto, admiro y siempre fuee un ejemplo para mi. Acabo de escuchar por primera vez sua voz y me parece un hermoso soneto. Felicidades. Quiero también saber si Roy recebeu una targeta (aun inédito) que te dediqué, llamada "Amizade", cuando viniste a receber tua targeta pelo correio. Me gustaría que lo hayas recibido, de otro modo te mando otra copia. Un abrazo, otra vez y más fuerte. Siempre. Márcio
Menthaux



posted by Mr Marcinho 3:03 da manhã
. . .
Para começar bem, chegue na hora marcada: nunca falhe comigo. Assim agradará porque sou metódico e também hipersensível que, ou entro em vertiginosos processos de rejeição ou que me desespero, achando que aconteceu algo grave com você.
Eu posso ser um poço de sensibilidade e emoção, mas geralmente faço de tudo para disfarçar que me sinto vulnerável ao que acontece ao meu redor. Se você acha que eu sou muito crítico e exigente com as outras pessoas, imagine como eu sou comigo mesmo... Levo a autocrítica ao extremo e posso me sentir responsável e culpado por qualquer coisa que saia errado. Costumo ser um pouco tenso e irritadiço - ajude-me a relaxar. Inteligente e observador, aprecio a toques de humor e ironia, mas não em cima de mim, claro. Muitos sou sérios e rigoroso, vai ser bom você me fazer rir e brincar. Questionador, racional, posso levar algum tempo para entender uma boa piada. Há também, o que considero mais raro, sou daqueles que são bem ao contrário, os que riem sozinhos (e fazem os outros rirem), se divertindo com os detalhes tão pequenos da vida cotidiana e das pessoas. De uma forma ou outra, estou atento às sutilezas e vou gostar de ver que você está ligado às minhas percepções e é cúmplice de minhas idéias.
Como alguém que tem os pés na Terra, é voltado para o universo das coisas práticas e gosto de produzir, de fazer as coisas acontecerem, além de aperfeiçoar e melhorar a qualidade do que já existe. Uma boa maneira de se aproximar ou chamar minha atenção é trabalhar comigo, compartilhando minha necessidade (às vezes compulsiva) de contribuir para o mundo. Adoro me sentir necessário e útil, enfim, que sou importante pra você... Consertar o meu chuveiro ou costurar minhas meias pode ser uma prova de amor como nenhuma outra - saiba reconhecer e valorizar meus gestos de carinho.
E, como é característico da minha personalidade, tenho um lado sensual muito forte, só que nem sempre sou muito demonstrativo - gosto de saber onde estou pisando. Posso demorar um pouco pra esquentar, mas depois que esquentar, Virgem nossa! Minha relação com a natureza, com as plantas e a terra é muito intensa... Um final de semana longe da cidade pode ser revitalizador e estimulante. Vá fazendo as reservas num hotelzinho aconchegante. O clima romântico e roupas de baixo insinuantes ficam por sua conta - não fique esperando que eu me preocupe com isso, ora, sou tão ocupado...


posted by Mr Marcinho 2:23 da manhã
. . .
quinta-feira, julho 19, 2001
A lata de leite

"Um fato real, dois irmãozinhos maltrapilhos, provenientes da favela - um deles de cinco anos e o outro de dez, iam pedindo um pouco de comida pelas casas da rua que beira o morro. Estavam famintos: 'vai trabalhar e não amole', ouvia-se detrás da porta; 'aqui não há nada moleque...', dizia outro... As múltiplas tentativas frustradas entristeciam as crianças... Por fim, uma senhora muito atenta disse-lhes: 'Vou ver se tenho alguma coisa para vocês... coitadinhos!' E voltou com uma latinha de leite.

Que festa! Ambos se sentaram na calçada. O menorzinho disse para o de dez anos: 'você é mais velho, tome primeiro...' e olhava para ele com seus dentes brancos, a boca semi-aberta, mexendo a ponta da língua.

Eu, como um tolo, contemplava a cena... Se vocês vissem o mais velho olhando de lado para o pequenino! Leva a lata à boca e, fazendo gesto de beber, aperta fortemente os lábios para que por eles não penetre uma só gota de leite. Depois, estendendo a lata, diz ao irmão: 'Agora é sua vez. Só um pouco.'

E o irmãozinho, dando um grande gole exclama: 'como está gostoso!'

'Agora eu', diz o mais velho. E levando a latinha, já meio vazia, à boca, não bebe nada.

'Agora você', 'Agora eu', 'Agora você', 'Agora eu'...

E, depois de três, quatro, cinco ou seis goles, o menorzinho, de cabelo encaracolado, barrigudinho, com a camisa de fora, esgota o leite todo... ele sozinho.

Esse 'agora você', 'agora eu' encheram-me os olhos de lágrimas...

E então, aconteceu algo que me pareceu extraordinário.

O mais velho começou a cantar, a sambar, a jogar futebol com a lata de leite. Estava radiante, o estômago vazio, mas o coração trasbordante de alegria.

Pulava com a naturalidade de quem não fez nada de extraordinário, ou melhor, com a naturalidade de quem está habituado a fazer coisas extraordinárias sem dar-lhes maior importância.

Daquele moleque nós podemos aprender a grande lição, 'quem dá é mais feliz do que quem recebe.' É assim que nós temos de amar. Sacrificando-nos com tal naturalidade, com tal elegância, com tal discrição, que os outros nem sequer possam agradecer-nos o serviço que nós lhe prestamos. " Você já encontrou meninos como estes acima? Como você reagiu? Na próxima vez que encontrar uma criança carente pergunte-lhe o seu nome e ofereça algo mais do que uma lata de leite - ofereça um pouco da sua atenção!

Como você poderia hoje encontrar um pouco desta "felicidade" fazendo a vida de alguém melhor, mais "gostosa de ser vivida"? Vamos lá, levante-se e faça o que for necessário!


posted by Mr Marcinho 10:53 da tarde
. . .
Uma visão do mundo

Certa vez, dois homens seriamente doentes estavam na mesma enfermaria de um grande hospital. O cômodo era bastante pequeno, e nele havia uma janela que dava para o mundo. Um dos homens tinha, como parte do seu tratamento, permissão para sentar-se na cama por uma hora durante as tardes (algo a ver com a drenagem de fluído de seus pulmões).

Sua cama ficava perto da janela. O outro, contudo, tinha de passar todo o seu tempo deitado de barriga para cima. Todas as tardes, quando o homem cuja a cama ficava perto da janela era colocado em posição sentada, ele passava o tempo descrevendo o que via lá fora. A janela aparentemente dava para um parque onde havia um lago. Havia patos e cisnes no lago, e as crianças iam atirar-lhes pão e colocar na água barcos de brinquedo. Jovens namorados caminhavam de mãos dadas entre as árvores, e havia flores, gramados e jogos de bola. E ao fundo, por trás da fileira de árvore, avistava-se o belo contorno dos prédios da cidade.

O homem deitado ouvia o sentado descrever tudo isso, apreciando todos os minutos. Ouviu sobre como uma criança quase caiu no lago, e sobre como as garotas estavam bonitas em seus vestidos de verão.

As descrições do seu amigo eventualmente o fizeram sentir que quase podia ver o que estava acontecendo lá fora...

Então, em uma bela tarde, ocorreu-lhe um pensamento: Por que o homem que ficava perto da janela deveria ter todo o prazer de ver o que estava acontecendo? Por que ele não poderia ter essa chance?

Sentiu-se envergonhado, mas quando mais tentava não pensar assim, mais queria uma mudança. Faria qualquer coisa!

Numa noite, quando olhava para o teto, o outro homem subitamente acordou, tossindo e sufocando, suas mãos procurando o botão que faria a enfermeira vir correndo. Mas ele o observou sem se mover... mesmo quando o som da respiração parou.

De manhã, a enfermeira encontrou o outro homem morto, e silenciosamente levou embora o seu corpo.

Logo que pareceu apropriado, o homem perguntou se poderia ser colocado na cama perto da janela. Então colocaram-no lá, aconchegaram-no sob as cobertas e fizeram com que se sentisse bastante confortável.

No minuto em que saíram, ele apoiou-se sobre um cotovelo, com dificuldades e sentindo muito dor, e olhou para fora da janela.
Viu apenas um muro ...

Moral da estória - A sua imaginação é uma grande viagem. Nunca tente matá-la.



posted by Mr Marcinho 10:52 da tarde
. . .
Queira estar bem neste momento, existe um bom estado de espírito
diante destas oportunidades que têm sempre a lucidez como prumo
em nosso poder de decidir, começar a dar o primeiro passo.
Os outros serão a persistência do prosseguir ,construimos nosso caminho
ao caminhar pela vida
Existe uma grande esperança dentro de você.
Então, alimente-a com amor. Acredite, siga tua intuição.
Você verá que é algo profundamente importante mudara sua vida.
Queira sempre ir mais além, descubra o sabor dos mistérios
que existem dentro de nós , siga teu caminho, estas com luzes
a iluminá-lo este e seu momento com muitas esperanças em teu coração...
caminhe sempre sorrindo e encontrarás portas abertas, a felicidade é alegre,
festiva , tem mil formas de se apresentar como agora neste momento...


posted by Mr Marcinho 10:40 da tarde
. . .
Quem sou eu

Eu sou quem sou,
sou como sou
sou um ser humano
como muitos são
com uma personalidade diferente e quase sempre
com razão.
Percorro caminhos longinquos
aqueles que o destino
me reserva, adorava que
fosse tudo mais fácil para
não ter grande perda.
Confesso-me também
forte por fora na minha
aparência, fraco por dentro,
mas com pacência.
Adorava poder escolher
os caminhos por onde ir,
a vida que poderei levar certa,
perfeita e sem razões para me matar.



posted by Mr Marcinho 10:23 da tarde
. . .
Passei tanto tempo te procurando, não sabia onde estavas...
Olhava para o infinito, não te via...
E pensava comigo mesmo: será que tu existes?
Não me contentava na busca e prosseguia...
Tentava te encontrar nas religiões e nos templos, tu também não estavas.
Busquei-vos através dos sacerdotes e pastores.
Também não te encontrei.
Senti-me só, vazio, desesperado e descri.
E na descrença te ofendi.
E na ofensa tropecei.
No tropeço caí.
Na queda senti-me fraco.
Fraco, procurei socorro.
No socorro encontrei amigos.
Nos amigos encontrei carinho.
No carinho eu vi nascer o amor.
Com amor eu vi um mundo novo.
E no mundo novo resolvi viver.
O que recebi, resolvi doar.
Doando alguma coisa, muito recebi.
E em recebendo, senti-me feliz.
E ao ser feliz, encontrei a paz.
E tendo a paz, foi que enxerguei, que dentro de mim é que Tu estavas...
E sem procurar-te te encontrei !!!


posted by Mr Marcinho 9:34 da tarde
. . .
Não importa...

Não importa o que é o mundo,
o importante, são os seus sonhos.
.
Não importa o que você é,
o importante é o que você quer ser.
.
Não importa onde você está,
importa prá onde você quer ir.
.
Não importa o porquê,
o importante é o querer.
.
Não importam suas mágoas,
o importante mesmo são suas alegrias.
.
Não importa o que já passou,
O passado?
Guarde na sua lembrança.
.
Nunca pense em julgar.
Não veja, apenas olhe.
Não escute, apenas ouça.
Não toque, sinta.
Acredite naquilo que quiser.
.
E, não adianta sonhar,
se você não lutar.
.
O mundo é um espelho.
Não seja só o seu reflexo.
Só acreditando num futuro
Você conseguirá a paz
Para alcançar seus sonhos.
.
Afinal, o que importa?
Você importa.
Acredite em você !


posted by Mr Marcinho 9:32 da tarde
. . .
Seria Tão Diferente

Seria tão diferente...
se os sonhos que a gente gosta
não terminassem tão de repente.


Seria tão diferente...
se os bons momentos da vida
durassem eternamente.

Seria tão diferente..
se a gente que a gente gosta
gostasse um pouco da gente.
Seria tão diferente...
se quando a gente chorasse,
fosse só de contente.

Seria tão diferente...
se a gente que a gente ama
sentisse o que a gente sente.
Mas, é tudo tão diferente!
Os sonhos que a gente gosta
terminam tão de repente!


A gente que a gente gosta
nem sempre gosta da gente!
E das vezes que a gente chora,
poucas vezes são de contente!
E a gente que a gente ama
não sente o mesmo que a gente!
Mas...poderia ser tão diferente!



posted by Mr Marcinho 9:29 da tarde
. . .
Caos

Manhã de quinta-feira de Sol
O caos está presente novamente
Julgamentos, agressões, mentiras...
Tudo de mais sujo , podre e nojento que já vi
O inferno está aqui neste momento
O choro vem... belo...
A paisagem e o canto dos pássaros me confortam...
Espero que isso passe
E acabe para sempre
O ciúme é a pior arma que se pode carregar
Ele mata, destrói
A harmonia se vai aos poucos
Os resultados do desamor estão presentes
A falta de carinho e de respeito predominam
Até quando continuaremos?



posted by Mr Marcinho 9:26 da tarde
. . .
quarta-feira, julho 18, 2001
Amor de Pai

Havia um homem muito rico, que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados à seu serviço.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que ao contrário do pai não gostava do trabalho, nem de compromissos.
O que ele mais gostava era fazer festas e estar com seus amigos e de ser "bajulado" por eles.
Seu pai sempre o advertia, que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam.
Os insistentes conselhos do pai, lhe retiniam aos seus ouvidos e logo se ausentavam, sem dar o mínimo de atenção.
Um dia, o velho pai, já avançado na idade disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e, dentro do celeiro ele mesmo fez
uma forca e junto à ela uma placa com os dizeres: "PARA VOCÊ NUNCA MAIS DESPREZAR AS PALAVRAS DO SEU PAI".
Mais tarde, chamou o filho e o levou até o celeiro e disse:
- Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, você tomará conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro... você vai deixar a
fazenda nas mãos dos empregados, irá gastar todo o seu dinheiro com os amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar. E quando
não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me
dado ouvidos. E por isso, eu construí essa forca. Sim, ela é para você e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você
se enforcará nela!
O jovem riu, achou um absurdo mas, para não contrariar seu pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse acontecer.
O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo mas, assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do seu pai e começou a chorar e dizer:
- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos... mas agora é tarde, tarde demais...
Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.
A passos lentos, se dirigiu até lá e viu a forca e a placa empoeirada E disse:
- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo enquanto estava vivo, mas pelo menos vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, já que não me resta mais nada...
Então ele subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e disse:
- Ah se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou; sentiu por um instante a corda apertar sua garganta. Mas, o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente.
O rapaz caiu no chão e sobre ele, caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes, rubis e muito ouro. A forca estava cheia de pedras preciosas e um bilhete que dizia:
"ESSA É A SUA NOVA CHANCE, EU TE AMO MUITO! ASS: SEU PAI"



posted by Mr Marcinho 2:17 da manhã
. . .
terça-feira, julho 17, 2001
Rei Arthur, Lenda ou Realidade?

--------------------------------------------------------------------------------

Segundo o historiador medieval Nênio, houve de fato, na Grã-Bretanha, um guerreiro chamado Arthur, que comandou os ingleses em 12 batalhas contra os saxões. Esse guerreiro pode ter servido de inspiração para Godofredo de Monmouth, que escreveu a primeira história sobre o lendário rei. Segundo ele, Arthur era um monarca que, depois de conquistar vários territórios, foi traído por seu sobrinho Medraldo. Sem outra alternativa, refugiou-se na Ilha de Avalon, onde morreu. Em 1155, o poeta normando Robert Wace escreveu uma versão da história para o francês e acrescentou, entre outras coisas, uma menção à Távola Redonda.


posted by Mr Marcinho 9:01 da tarde
. . .
Regras para uma vida feliz



Rir, é a música da alma.
Ler, é a base da sabedoria.
Pensar, é a fonte do poder.
Sonhar, é o meio de ligar a uma estrela
o carro em que viaja na Terra.
Ser amigo, é o caminho da felicidade.
Divertir-se, é o segredo da juventude eterna.
Trabalhar, é o preço do êxito.
Amar e ser amado, é um presente de Deus.
Ser útil aos outros, esta vida é demasiadamente
curta para sermos egoístas.
Não deixar que a saudade de ontem nem a preocupação
do amanhã perturbem o seu hoje.


posted by Mr Marcinho 8:26 da tarde
. . .
segunda-feira, julho 16, 2001
Eu recomendo esse filme >> Quase Famosos
(Almost Famous)

No auge da adolescência de qualquer garoto que goste de rock 'n'roll aquilo que mais importa é fazer parte dele, não apenas fazer música com sua banda de garagem, nos finais de semana, mas poder fazer algo ligado com a música, até ter um sebo de discos e livros, como eu tive, é uma opção.

Na década de 70 os Estados Unidos vive a efervescência de várias bandas progressivas, algumas remanescentes da época hippie e outras com novos estilos de música. A garotada respirava rock 'n'roll. Para William Miller não podia ser diferente, um garoto com uma inteligência acima do normal que é designado para fazer uma matéria para a Rolling Stone sobre a banda emergente "STILLWATER".

Encontra em seu caminho a groupie Penny Lang, e o místico guitarrista Russel Hammond. O garoto então começa a perceber que a vida do estrelato também é confusa para as próprias estrelas, e que alguns sentimentos são sufocados apenas para poder estar ali perto do backstage.

Muito bem elaborado o trabalho do diretor Cameron Crowe, que também assina o roteiro. Podemos dizer que o filme é quase um relato autobiográfico, pois ele conta que viveu esse época da história do rock, fazendo até alguns freelancer como jornalista de música.

O filme segue uma linha "teen MTV", aliás, muito bem humorada e interessante. Outra coisa, quem encontrar o CD com a trilha sonora do filma, vai uma dica, vale a pena comprar. Para o amantes do rock 'n'roll é um prato cheio.



posted by Mr Marcinho 11:11 da tarde
. . .
Palavra-Chave: Ajustes! A compreensão mútua e a habilidade para fazer ajustamentos estão muito favorecidos hoje. O raciocínio de base puramente mental é determinado por influênicas de amigos que estimulam a manifestação dos meus instintos criativos também conhecidos simplesmente por sentimentos.



posted by Mr Marcinho 11:07 da tarde
. . .
O Barbeiro (Reflexão)

Um homem foi ao barbeiro.
E enquanto tinha seus cabelos cortados conversava com ele.
Falava da vida e de Deus. Dai a pouco, o barbeiro incrédulo não agüentou e falou:
- Deixa disso, meu caro, Deus não existe!
- Por quê?
- Ora, se Deus existisse não haveria tantos miseráveis, passando fome!
Olhe em volta e veja quanta tristeza. É só andar pelas ruas e enxergar!
- Bem, esta é a sua maneira de pensar, não é?
- Sim, claro!
O freguês pagou o corte e foi saindo, quando avistou um maltrapilho imundo, com longos e feios cabelos, barba desgrenhada, suja, abaixo do pescoço.
Não agüentou, deu meia volta e interpelou o barbeiro:
- Sabe de uma coisa? Não acredito em barbeiros!
- Como?
- Não acredito. Pois se existissem barbeiros, não haveria pessoas de cabelos e barbas compridas!
- Ora, eles estão assim porque querem. Se desejassem mudar, viriam até mim!
Ao que o homem respondeu:
- Entendeu agora?


posted by Mr Marcinho 11:05 da tarde
. . .
SI.....
Algun dia supiera que nunca mas te
veria................. yo te daria un abrazo mucho mas
fuerte.

Si yo supiera..........
que seria la ultima vez que te veria..........
........... Yo te daria un beso o te llamaria para
darte mas de uno.

Si Yo supiera que.........
seria la ultima vez que oigo su voz...........
............. Yo grabaria cada movimiento de cada
palabra, para oir lo despues todos los dias.
Si Yo supiera.............
que seria lo ultima vez que Yo podria parar mas o
menos dos minutos para decirte
Te quiero .......!!!!!! Yo diria, en vez de desear que
Usted presumiera.

Si Yo supiera............ que hoy seria el ultimo dia
que comparto con vos.........Yo sentiria mucho mas
intensamente en vez de dejarlo simplemente passar.

Siempre creemos que habra otra mañana para corregir
nuestro descuido ........... para tener un segundo
chance de acertar.

Sera que habra un chance para decir; " puedo hacer una
cosa por usted" ?

Mañana no es garantia para nadie, si son jovenes o mas
viejos, hoy puede ser un ultimo chance de abrazar nos
aquelos que amamos.

Entonces, si estamos esperando para ese mañana, porque
no agirmos(hacerlo) hoy?

Asi, si la mañana nunca llegara, no tendremos
arepentimientos de no haber aprovechado un momento
para una risa, para un abrazo, para un beso, para una
gentileza, porque estabamos muy ocupados para dar a
alguien o que podria ser su ultimo deseo.

Abrazemos hoy a los que amamos, sussurremos en sus
olvidos, diciendoles cuanto importante somos y que
siempre nos amamos.

Encontramos tiempo para decir:
Perdona me. Perdona me.
Gracias. Yo perdi a Usted.
Siempre habra tiempo para amarnos si no habra
mañana,........... tambien no habra remordimientos de
hoy para carregarmos.

No vivas tu vida con rascunio podra ser que no habra
tiempo para passar lo limpio

Mário Quintana


Este poema é dedicado especialmente ao meu amigo Roy
grande professor de Espanhol


posted by Mr Marcinho 9:12 da tarde
. . .
Uma grande frase:
"Só é necessário um minuto para que simpatize com alguém, uma hora para
gostar de alguém, um dia para querer bem a alguém, mas precisa de toda uma
vida para que possa esquecê-lo."


posted by Mr Marcinho 8:37 da tarde
. . .
UMA SEMANA MORTA
por Orteguinha

Era jovem e bela e havia morrido.
Morri de madrugada em minha cama. Não me enterraram porque eu andava.
Nesse dia corri para ver meu namorado que morava sozinho na cidade em que fazia sua faculdade. Ele me viu morta, deixou de fazer suas coisas para passar o dia comigo. Beijávamo-nos sem parar, eu conseguia sentir seu Iábio, sua língua como nunca, para ambos esses eram beijos oficiais de despedida, já que quando morri, ele não pode dizer adeus.
Foi como se estivesse viva, ele até cozinhou e eu coloquei aqueles nuggets dentro de minha boca, eles passaram pelo meu corpo, cada pedaço de frango entalado em algum canto, acomodado no estomago, intestino, sem fazer a digestão.
Ficamos um pouco calados, não copulamos.
No dia seguinte, amanheci um pouco mais fria. Fomos a um churrasco, me acharam meio estranha, todavia ainda não era explícito perceber que eu era um cadáver que falava. Resolvi não comer mais.
No terceiro dia já dava para sentir meu mau cheiro, estava putrefando. Choramos juntos, não sabíamos como isso ia terminar. Por baixo da minha roupa, tirei a calcinha e ela estava cheia de bichinhos, meu ânus estava infestado de larvas.
No quinto dia ainda queria beijá-lo, mas ele receoso, se fechava, pois quando segurava ou tocava-me, minha carne se deslocava, disforme e uma leve sucção arrancaria meu Iábio da minha face. Um beijo leve, simples tocar de lábios e um carinho meu foram nosso último contato físico.
Naquela madrugada, enquanto ele dormia, eu fugi pare uma cidade próxima muito pequena; não deixei uma carta para não denunciar minha presença após a morte, deixei sim um bilhete escrito: TE AMEI.
No ônibus que peguei às 5 da manhã, as pessoas reclamavam do cheiro ruim: "Deve ter algum cachorro morto no motor do ônibus"- eu usava um Ienço na cara e uns óculos escuros, além de roupas compridas, porque de fato era preciso.
Desci no estrada, antes de chegar na cidade. Passei o dia andando pela mata, procurando um lugar sossegado para voltar a morrer, ou descansar em paz.
Pus meus pés num riacho, a água deveria estar muito fria (não sentia), pois era uma noite de inverno, resolvi mergulhar meu corpo podre na água, parecia que ela poderia conservar a carne um pouco mais. Passei a noite boiando.
No sétimo dia estava claro que naquelas condições físicas eu não poderia prosseguir morrendo. Sentei numa pedra e resolvi esperar, pensando em coisas tolas.





posted by Mr Marcinho 3:15 da manhã
. . .
BOM DIA!!!!!!
Que a Semana que se inicia
seja repleta de energias positivas,
Paz e muita Felicidade.
Ouça o canto dos pássaros,
veja como é suave...
Olhe o céu, veja como são
lindos voando, livres...
Eles estão espalhando Alegria,
AMOR
O Sol nasce para todos e ninguém
ficará sem seu brilho...
Faça da sua Semana, um
trampolim para uma vida melhor.
Espalhe seu Amor também a todos
aqueles que precisarem, e te
garanto que são muitos...
Sorria para alguém, cumprimente
aqueles que passarem por você.
Enfim, doe-se, faz muito Bem
Fazer o Bem...
Ai vai todo meu Amor por você!!!


posted by Mr Marcinho 2:45 da manhã
. . .
Poluição
(sécs. XIX e XX)


Fenômeno típico decorrente da Revolução Industrial desencadeada desde o século XIX. Resultado indesejável da devastação das florestas, da emissão de monóxido e dióxido de carbono —os dois principais agentes poluidores— e descarga de lixo industrial feitas sobretudo pelos países desenvolvidos do hemisfério norte. Tanto o ar, como a água e o solo, encontram-se hoje, em sua maior parte, ameaçados pela ação destruidora de um modelo de desenvolvimento irresponsável que não leva em conta o impacto ambiental de uma produção em massa de produtos voltados para o consumo global. As diversas conferências mundiais sobre o meio ambiente, desde Estocolmo, em 1972, têm chamado atenção para a gravidade do problema. Mas só quando as grandes indústrias manufatoras passarem a obter prejuízos com a destruição do meio ambiente é que elas terão algum motivo para se preocuparem com o assunto. Até lá, só uma política de impostos diferenciada, favorável aos produtos biodegradáveis, poderá atrair o interesse industrial para preservação do ecossistema.


posted by Mr Marcinho 2:30 da manhã
. . .
Renascimento da Anatomia
(Sécs. XII e XVI, em diante)



A história da anatomia coincide com a retomada do interesse científico pelo ser humano. Até o século XII, em plena Idade Média, a dissecação de cadáveres só era permitida para esclarecer casos jurídicos. Com o Renascimento, o bolonhês Mondino de Luzzi (c.1275-1326) pôde escrever o primeiro livro ocidental dedicado apenas à anatomia, devido à retomada dos estudos de textos greco-romanos (Galeno) e árabes (Avicena) sobre medicina. Mas foi com o belga Andreas Versalius (1514-1564) que a anatomia ganhou respeito das autoridades. Pois muitos anatomistas, antes dele, recorriam ao roubo de cadáveres para exercerem suas dissecações, nem sempre precisas. No tempo do pintor holandês Rembrandt (1606-1669), as teorias de Galeno e Aristóteles sobre a sede da vida, da mente e das emoções no coração já haviam sido refutadas, por causa do trabalho dos anatomistas que reconduziram a medicina ao conhecimento do ser humano.


posted by Mr Marcinho 2:28 da manhã
. . .
“Pensou: 'Muito barulho à toa, por nada. Por nada'. Essa vida era–lhe dada à toa, ele não era nada e, no entanto, não mudaria mais. Estava formado. Tirou os sapatos e ficou imóvel, sentado no braço da poltrona, um sapato na mão. Sentia ainda no fundo da garganta o calor adocicado do rum. Bocejou. O dia estava acabado e acabava sua mocidade. Morais comprovadas já lhe ofereciam seus serviços. O epicurismo desabusado, a indulgência sorridente, a resignação, a seriedade de espírito, o estoicismo, tudo isso que permite apreciar, minuto por minuto, como bom conhecedor, uma vida malograda. Tirou o paletó, pôs–se a desfazer o nó da gravata. Repetia bocejando: – Não tem dúvida, não tem dúvida, estou na idade da razão” (SARTRE, J–P. A Idade da Razão, cap. XVIII).

posted by Mr Marcinho 2:24 da manhã
. . .
“Eurinome, filha de Oceano, de sedutora beleza, deu ao deus três filhas, as Caritas de belas faces; Aglae, Eufrosina e a amável Talia [dos olhos onde brilhavam seus olhares brotava o amor que rompe os membros; o olhar é tão belo que brilha sob suas sobrancelhas” (HESIODO, Teogonia, v.906 a 911).



posted by Mr Marcinho 2:22 da manhã
. . .
Brazil


July 3 - July 14, 2001---10 Day Course (Rio)


July 16 - July 27, 2001---10 Day Course (Rio)


July 29 - August 9, 2001---10 Day Course (Belo Horizante)


December 27 - January 7, 2002---10 Day Course (Belo Horizante)


January 9 - January 20, 2002---10 Day Course (Rio)


January 23 - February 3, 2002---10 Day Course (Rio)




posted by Mr Marcinho 2:15 da manhã
. . .
Contact: Vipassana Brazil; R. Aurea, 48 - Santa Teresa; Rio de Janeiro, Brazil CEP 20240-210.
Ph & Fax: [55](21) 221-4985.
E-Mail: info@br.dhamma.org




posted by Mr Marcinho 2:15 da manhã
. . .
HORÁRIO DO CURSO
O horário a seguir foi desenvolvido de forma a manter a continuidade da prática. Para obter o máximo da técnica, aconselha-se que os estudantes respeitem esse horário tanto quanto possível.

4:00 a.m.---------------------Chamada

4:30-6:30 a.m.----------------Meditação na Sala ou no Quarto

6:30-8:00 a.m.----------------Desjejum e descanso

8:00-9:00 a.m.----------------MEDITAÇÃO EM GRUPO NA SALA

9:00-11:00 a.m.---------------Meditação na Sala ou no Quarto, segundo as instruções do prof.

11:00-12:00 noon--------------Almoço

12noon-1:00 p.m.--------------Descanso e perguntas individuais com o professor

1:00-2:30 p.m.----------------Meditação na Sala ou no Quarto

2:30-3:30 p.m.----------------MEDITAÇÃO EM GRUPO NA SALA

3:30-5:00 p.m.----------------Meditação na Sala ou no Quarto, segundo as instruções do prof.

5:00-6:00 p.m.----------------Lanche e descanso

6:00-7:00 p.m.----------------MEDITAÇÃO EM GRUPO NA SALA

7:00-8:15 p.m.----------------Palestra do professor na sala

8:15-9:00 p.m.----------------MEDITAÇÃO EM GRUPO NA SALA

9:00-9:30 p.m.----------------Perguntas abertas na sala

9:30 p.m.---------------------Descanso. Apagam-se as luzes


posted by Mr Marcinho 2:09 da manhã
. . .
Resumo
Podemos resumir o espírito que anima as normas e a disciplina como se segue:

Tenha muito cuidado de que seus atos não perturbem a ninguém. Não leve em conta as distrações que os outros causarem.

É possível que algum estudante não compreenda as razões práticas de uma ou mais das disposições anteriores. Ao invés de permitir que se desenvolvam dúvidas e negatividades, o que deve ser feito é pedir ao professor que as esclareça.

A única forma de um estudante captar plenamente a prática e de obter dela seus benefícios é fazendo-a de forma disciplinada e realizando o máximo esforço. Durante o curso se enfatiza a importância do trabalho; uma regra de ouro é meditar como se estivesse sozinho, com a mente interiorizada, ignorando os inconvenientes e as distrações que possam surgir.

Finalmente diremos que os estudantes devem levar em conta que seu progresso em Vipassana depende unicamente de suas próprias boas qualidades, de seus méritos acumulados e de cinco fatores: esforço sincero (viriya), confiança (saddhâ), sinceridade (sacca), saúde e sabedoria (paññâ).

Que toda esta informação o ajude a tirar o maior proveito de seu curso de meditação. Nos sentimos felizes de ter a oportunidade de servir-lhe e desejamos paz e harmonia como os frutos de sua experiência de Vipassana.


posted by Mr Marcinho 2:08 da manhã
. . .
Financiamento do Curso
Segundo a tradição da Vipassana pura, os cursos são financiados exclusivamente através de doações que só são aceitas de estudantes antigos, quer dizer, daqueles que já completaram um ou mais cursos com S. N. Goenka ou algum de seus professores assistentes.

Desta forma, os cursos são mantidos por aqueles que experimentaram por si mesmos os benefícios da prática e que, desejando compartilhar esses benefícios com outros, fazem uma doação de acordo com sua vontade e disponibilidade. Quem faz um curso pela primeira vez pode dar sua doação ao final do curso ou depois em qualquer outro momento.

Tais doações são a única fonte da qual dispomos para financiar estes cursos em qualquer parte do mundo. Estes cursos não contam com nenhuma fundação para o seu financiamento. Nem os professores, nem os organizadores recebem qualquer pagamento por seus serviços. Desta forma, a difusão da Vipassana é levada adiante com absoluta pureza de propósitos, livre de qualquer comercialização.

A doação, grande ou pequena, deve ser feita com a intenção de ajudar aos outros: "Já que me foi possível fazer este curso graças à generosidade de outros estudantes anteriores, quero agora doar algo para sustentar o custo de um curso futuro e para que outros também possam beneficiar-se desta técnica".



posted by Mr Marcinho 2:08 da manhã
. . .
Contatos com o exterior

Os estudantes devem permanecer dentro dos limites nos quais se dá o curso durante toda sua duração. Só poderão abandoná-lo com a permissão expressa do professor. Não é permitida nenhuma comunicação com o exterior até que o curso acabe. Isto inclui escrever cartas, telefonar ou receber visitas. Em caso de emergência, um amigo ou um parente poderá pôr-se em contato com os organizadores.

Música, leitura e escritos

Não se permite tocar instrumentos musicais, rádios, etc. Tão pouco devem ser trazidos ao curso materiais de leitura ou escrita. Os estudantes não devem distrair-se tomando notas. As restrições quanto à leitura e escrita têm por objetivo enfatizar a natureza estritamente prática desta meditação.

Gravadores e cameras fotográficas

Não podem ser usadas, exceto com a permissão expressa do professor.


posted by Mr Marcinho 2:07 da manhã
. . .
Alimentação

Não é possível satisfazer às preferências por um tipo especial de alimentação. Por isto pede-se a todos os estudantes que se conformem com a simples alimentação vegetariana oferecida. Os organizadores do curso se esforçam por preparar uma alimentação saudável e equilibrada, adequada à meditação. Se algum estudante estiver seguindo alguma dieta prescrita por um profissional por razões de saúde, deve informar os organizadores do curso no momento de sua inscrição no curso.

Roupa

As roupas devem ser simples, modestas e confortáveis. Não se devem usar roupas transparentes, decotadas, colantes ou insinuantes, tais como shortes, mini-saias, roupas sem mangas, tops, leggings, etc. Não se permite tomar banhos de sol, nem a desnudez parcial do corpo. Tudo isso é importante para evitar ao máximo a distração dos demais.

Lavanderia

Não dispomos de lavadoras ou secadoras, pelo que os estudantes deverão trazer roupas suficientes. É possível lavar peças pequenas à mão. O asseio pessoal e a lavagem de roupas devem ser feitas unicamente durante os períodos de descanso, nunca nas horas de meditação.



posted by Mr Marcinho 2:06 da manhã
. . .
Tabaco

Para o bem da saúde e conforto de todos os estudantes, não é permitido o uso de tabaco durante o curso, seja fumando-o, mascando-o ou sorvendo-o.



posted by Mr Marcinho 2:06 da manhã
. . .
Drogas e intoxicantes

Não é permitido levar ao curso drogas, álcool ou qualquer tipo de intoxicante. O mesmo se aplica aos tranquilizantes, aos remédios para dormir ou qualquer tipo de sedativo. Quem estiver tomando alguma medicação ou droga receitada por médico deve avisar o professor.



posted by Mr Marcinho 2:05 da manhã
. . .
Objetos religiosos, rosários, cristais, talismãs, etc.

Nenhum destes objetos devem ser levados ao curso, porém se isso for feito inadvertidamente devem ser deixados sob a custódia dos organizadores do curso durante a duração do mesmo.



posted by Mr Marcinho 2:05 da manhã
. . .
Ioga e exercícios físicos

Mesmo que a Ioga e outros exercícios físicos sejam compatíveis com a prática de Vipassana, devem ser suspensos durante o curso porque não se dispõe das condições adequadas de isolamento. Tão pouco é permitido fazer corridas. Os estudantes podem fazer exercícios suaves durante os períodos de descanso caminhando pelas áreas designadas especialmente para isto.



posted by Mr Marcinho 2:04 da manhã
. . .
Contato físico

É importante que não haja nenhum tipo de contato físico durante toda a duração do curso, nem com pessoas do mesmo sexo, nem com as do sexo oposto.



posted by Mr Marcinho 2:04 da manhã
. . .
Casais

Manter uma completa segregação de sexos durante o curso. Os parceiros, casados ou não, não devem ter nenhum contato durante o curso. O mesmo se refere a amigos, membros de uma mesma família, etc.



posted by Mr Marcinho 2:03 da manhã
. . .
Nobre Silêncio

Todos os estudantes devem observar o Nobre Silêncio - o silêncio do corpo, palavra e mente - desde o início do curso até a manhã do último dia. Está proibida toda forma de comunicação com os outros estudantes, seja por meio de gestos, palavras, notas escritas, etc. Entretanto, os estudantes podem falar com o professor quando acharem necessário e podem dirigir-se aos organizadores do curso para resolver qualquer problema relativo à alimentação, alojamento, saúde, etc. Mas também esses contatos devem reduzir-se ao mínimo e deve-se cultivar o sentimento de que se está trabalhando em completo isolamento.



posted by Mr Marcinho 2:03 da manhã
. . .
Entrevistas com o professor

As perguntas ou os problemas relativos à meditação devem ser apresentados unicamente ao instrutor para seu esclarecimento. O período que vai do meio-dia à uma hora da tarde está reservado para as entrevistas individuais, porém também podem ser feitas perguntas abertas de nove às nove e meia da noite na Sala de Meditação.

O tempo dedicado a entrevistas e perguntas tem por objetivo esclarecer os problemas práticos que surjam a respeito da meditação, e não deverá ser tomada como uma oportunidade para envolver-se em discussões de tipo filosófico ou argumentações intelectuais. A natureza única da meditação Vipassana só pode ser apreciada na prática e os estudantes devem concentrar-se exclusivamente nesta tarefa durante o curso.



posted by Mr Marcinho 2:02 da manhã
. . .
Outras técnicas, ritos, formas de culto

É absolutamente imprescindível que seja suspenso durante o curso todo tipo de oração, culto ou cerimônia religiosa: jejum, incensos, rosários, mantras, cânticos, danças, etc. Também deverá ser suspensa a prática de outras técnicas de meditação, terapias, práticas espirituais, etc. Isto não significa que sejam condenadas, mas é para dar à técnica de Vipassana a oportunidade de manifestar-se em toda sua pureza.

Se adverte firmemente aos estudantes que a mistura deliberada de outras técnicas de meditação com Vipassana, impedirá e, inclusive, fará retroceder seu progresso. Têm havido casos no passado em que estudantes, apesar das repetidas advertências do professor, mesclaram intencionalmente esta técnica com algum ritual ou alguma outra técnica trazendo para si mesmos alguns danos. Toda dúvida ou confusão que surgir deverá ser sempre esclarecida com o professor.



posted by Mr Marcinho 2:02 da manhã
. . .
Aceitação do professor e da técnica

Os estudantes devem estar dispostos a aceitar totalmente e durante todo o retiro as orientações e instruções dadas pelo professor, o que significa respeitar as regras de disciplina e meditar exatamente como ele diz, sem omitir nenhuma parte dessas instruções, nem agregar-lhes nada. A obediência deverá ser baseada no discernimento e na compreensão, não na submissão às cegas, porque o estudante só poderá trabalhar com diligência e precisão se tiver confiança. Tal confiança no professor e na técnica é essencial para o êxito da meditação.



posted by Mr Marcinho 2:01 da manhã
. . .
Os Preceitos

Todos aqueles que participam de um curso de Vipassana devem observar rigorosamente, durante todo o curso, os cinco preceitos:

1. Abster-se de matar qualquer ser vivo;
2. Abster-se de roubar;
3. Abster-se de toda atividade sexual;
4. Abster-se de mentir;
5. Abster-se de todo tipo de intoxicantes.


Há três preceitos adicionais que devem ser seguidos pelos estudantes antigos ((aqueles que já tenham completado um curso com S. N. Goenka ou algum de seus professores auxiliares).

6. Abster-se de comer depois do meio-dia;
7. Abster-se de entretenimentos sensoriais e de usar adornos corporais;
8. Abster-se de usar camas elevadas ou luxuosas.


Estudantes antigos deverão observar o sexto preceito tomando somente chá ou suco de frutas às 5 horas da tarde; os estudantes novos podem tomar leite e comer frutas. As mulheres grávidas poderão prover suas necessidades alimentares. O professor pode liberar algum estudante antigo de observar este preceito por razões de saúde. Porém o sétimo e oitavo preceitos deverão ser observados por todos os estudantes antigos.



posted by Mr Marcinho 2:00 da manhã
. . .
O Código de Disciplina
A base da prática de Vipassana é silâ - conduta ética-moral. Silâ fornece a fundação para o desenvolvimento de samâdhi - a concentração da mente. A purificação dos processos mentais se consegue através de pannâ - a sabedoria da visão clara.



posted by Mr Marcinho 2:00 da manhã
. . .
Pessoas com desordens mentais graves
Ocasionalmente, aparecem nos cursos de Vipassana pessoas com sérias desordens mentais tendo a expectativa pouco realista de que a técnica curará ou aliviará tais problemas. Relações interpessoais instáveis e uma prolongada história de tratamentos podem ser fatores adicionais que tornam difícil a tais pessoas se beneficiarem de um curso completo de dez dias, e até mesmo que consigam completá-lo. Nossa capacidade, enquanto uma organização não-profissional de voluntários, torna impossível que cuidemos, como é necessário, de tais pessoas. Apesar da meditação Vipassana ser benéfica para a maioria das pessoas, não é substituto de nenhum tratamento médico ou psiquiátrico. Por isso, não a recomendamos para aqueles que tenham desordens psiquiátricas sérias.


posted by Mr Marcinho 1:59 da manhã
. . .
Meditação e Auto-disciplina
O processo introspectivo da auto-purificação certamente não é fácil - tem que se trabalhar duro. Pelos seus próprios esforços os estudantes chegam às suas próprias realizações - ninguém pode trabalhar por eles. Portanto, a meditação só servirá àquele que deseja trabalhar seriamente e observar as regras de disciplina traçadas para seu próprio benefício e proteção. As regras e normas são parte integral da prática meditativa.

Dez dias são certamente um período muito curto para se penetrar nos níveis mais profundos do inconsciente e aprender como erradicar os complexos mais profundos. O segredo do êxito nesta técnica é a continuidade da prática em regime de clausura, e as regras e normas foram estabelecidas para facilitá-la, não para favorecer, em primeiro lugar, o professor ou os organizadores do curso. Tão pouco são expressões negativas de uma tradição, ortodoxia ou fé cega de alguma religião organizada; mas estão, isso sim, baseadas na experiência prática de dezenas de milhares de meditadores através dos anos, sendo tanto científicas quanto racionais. Obedecer as regras cria um ambiente facilitador à meditação; rompê-las contaminaria tal ambiente.

O estudante deverá permanecer o período completo do curso. Além disto, as outras regras terão de ser lidas e consideradas cuidadosamente. Só devem solicitar a admissão ao curso aqueles que honestamente poderão seguir escrupulosamente a disciplina. Aqueles que não se sentirem preparados para realizar esses esforços perderão seu tempo e, o que é mais sério, molestarão aqueles que querem trabalhar seriamente. O estudante deve compreender também que não só lhe seria desaconselhável, mas também prejudicial, abandonar o curso antes de seu término por achar a disciplina demasiado dura. Do mesmo modo, seria lamentável se, apesar dos repetidos avisos, um estudante não cumprir as regras e ser preciso pedir que deixe o retiro.


posted by Mr Marcinho 1:58 da manhã
. . .
Introdução à Técnica

Vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Esteve perdida durante séculos, sendo redescoberta por Gotama, o Buda, há mais de 2.500 anos. Vipassana significa "ver as coisas como elas realmente são": é um processo de auto-purificação através da auto-observação. Começa-se observando a respiração natural, a fim de se concentrar a mente. Com a plena atenção aguçada, se segue a observação da natureza mutável do corpo e da mente, e se experimentam as verdades universais da impermanência, do sofrimento e da não-susbstância do ego. Este processo de realização através da experiência direta é o processo da purificação. O caminho (Dhamma) todo é um remédio universal para problemas universais, não tendo nenhuma relação com qualquer religião organizada ou sectarismo. Por esta razão, pode ser praticada livremente por todos em qualquer tempo ou lugar, sem criar conflitos devido à raça, comunidade a que se pertença ou religião, sendo igualmente benéfica para todos e cada um.

O que não é Vipassana:

Não é um rito ou ritual baseado na fé cega.
Não é um entretenimento intelectual ou filosófico.
Não é uma cura através do repouso, umas férias ou uma oportunidade de confraternização.
Não é uma fuga dos problemas e atribulações da vida diária.


O que Vipassana é:

Uma técnica para erradicar o sofrimento.
Uma arte de viver que permite uma contribuição positiva para a sociedade.
Um sistema de purificação mental que nos permite afrontar todas as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada.


A meditação Vipassana permite alcançar as metas espirituais mais elevadas: a libertação total e o pleno despertar. Seu propósito não é curar as enfermidades físicas, mas, como consequência da purificação mental, desaparecem muitos dos distúrbios psicossomáticos. Efetivamente, Vipassana elimina as três causas da infelicidade: cobiça, aversão e ignorância. Com a prática continua, a meditação elimina as tensões que vão se desenvolvendo na vida diária, desfazendo os nós que foram atados por nosso velho hábito de reagir de forma desequilibrada às situações agradáveis e desagradáveis.

Apesar da Vipassana ter sido desenvolvida como técnica de meditação pelo Buda, sua prática não se limita aos budistas e, de nenhum modo, trata-se de algo parecido a uma conversão. A técnica parte dos princípios básicos de que todos os seres humanos compartilham os mesmos problemas e que a técnica capaz de erradicar esses problemas terá uma aplicação universal. Os benefícios produzidos pela meditação Vipassana têm sido experimentados por pessoas das mais diversas crenças religiosas, sem que tenham tido qualquer conflito com a fé que professam.



posted by Mr Marcinho 1:58 da manhã
. . .
Os Cursos
A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes, reunidos em Centros ou instalações alugadas e preparadas para o curso, seguem o Código de Disciplina recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos.

O curso requer trabalho sério e árduo. Há três passos no treinamento. O primeiro passo é abster-se - durante todo o curso - de matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e se intoxicar. Esse simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.

O próximo passo é desenvolver o domínio da mente aprendendo a fixar a atenção na realidade natural do fluxo da respiração, sempre mutável, enquanto entra e sai das narinas.

Ao quarto dia, a mente está mais clara e mais em foco, mais preparada, portanto, para empreender a prática de Vipassana em si: observar as sensações por todo o corpo, compreendendo sua natureza e desenvolvendo a equanimidade, aprendendo a não reagir a elas.

Finalmente, no último dia os participantes aprendem a meditação de amor ou boa vontade frente a todas as coisas, quando a pureza desenvolvida durante o curso é partilhada com todos os seres.

A prática inteira é, na verdade, um treinamento mental. Exatamente como usamos exercícios físicos para melhorar a saúde de nosso corpo, Vipassana pode ser utilizado para deseenvolver uma mente saudável.

Porque a técnica é considerada genuinamente proveitosa, muita ênfase é dada à preservação de sua forma autêntica, original. Ela não é ensinada comercialmente, mas, pelo contrário, é oferecida gratuitamente. Nenhuma pessoa envolvida nesse ensinamento recebe qualquer remuneração material.

Não se cobra nada pelos cursos - nem mesmo para cobrir os custos de alimentação e acomodação. Todas as despesas são cobertas por doações de pessoas que, tendo completado um curso e experimentado os benefícios de Vipassana, desejam dar a outros a oportunidade de também se beneficiarem.

É claro, os resultados vêm gradualmente pela prática contínua. Não é realista nutrir a expectativa de que todos seus problemas sejam resolvidos em dez dias. Nesse tempo, entretanto, a essência de Vipassana pode ser aprendida de forma a ser aplicada na vida diária. Quanto mais se pratica a técnica, mais se é libertado do sofrimento, e mais se está próximo do objetivo final de liberação completa. Mesmo dez dias podem dar resultados vívidos e obviamente benéficos para a vida cotidiana.

Todas as pessoas sinceras são bem-vindas a participar de um curso de Vipassana para ver por si mesmas como a técnica funciona e para sentir seus benefícios. Cursos de Vipassana estão sendo conduzidos até mesmo em prisões, com grande sucesso e maravilhosos benefícios para os participantes. Todos que experimentam acham Vipassana uma ferramenta inestimável para atingir e repartir com outros a verdadeira felicidade.



posted by Mr Marcinho 1:56 da manhã
. . .
A Tradição
Desde o tempo de Buda, Vipassana tem sido transmitido, até o presente momento, por uma ininterrupta cadeia de professores. Embora de origem indiana, o atual professor nesta cadeia, Sr. S.N. Goenka, nasceu e foi criado na Birmânia (Myanmar). Enquanto viveu lá, ele teve o privilégio de aprender Vipassana de seu professor, Sayagyi U Ba Khin que, naquela época, era um graduado funcionário público. Depois de ser treinado por seu professor durante quatorze anos, o Sr. Goenka se estabeleceu na Índia, iniciando seus ensinamentos de Vipassana em 1969. Desde então, ele tem ensinado a milhares de pessoas de todas as raças e credos, no ocidente e no oriente. Em 1982 ele começou a nomear professores assistentes para ajudá-lo a atender à demanda crescente por cursos de Vipassana.



posted by Mr Marcinho 1:56 da manhã
. . .
A Técnica
Vipassana, que significa ver as coisas como realmente são, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada por ele como um remédio universal para males universais, ou seja, uma Arte de Viver.

Essa técnica não sectária visa a total erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa. A cura, não a mera cura de doenças, mas a cura essencial do sofrimento humano, é o seu propósito.

Vipassana é um caminho de auto-transformação que utiliza a auto-observação. Foca a profunda interconexão entre mente e corpo, que pode ser experimentada diretamente pela atenção disciplinada às sensações físicas, que, por sua vez, constituem a vida do corpo e continuamente se interconectam e permitem a vida da mente. É essa jornada de auto-conhecimento baseada na observação - que objetiva a raiz comum da mente e do corpo - a responsável pela dissolução das impurezas mentais, resultando numa mente em equilíbrio, cheia de amor e compaixão.

As leis científicas que regulam os pensamentos, sentimentos, julgamentos e sensações se tornam claras. Pela experiência direta, compreende-se a natureza de como se progride ou regride, como se produz ou se liberta do sofrimento. A vida começa a se caracterizar por consciência, libertação de ilusões, auto-controle e paz cada vez maiores.




posted by Mr Marcinho 1:55 da manhã
. . .
Hoje não tenho medo de utilizar minhas idéias para conquistar meus objetivos. As idéias são minhas e eu não estarei trapaceando ninguém!

Minhaa agilidade ajudará a concluir as tarefas que estão pendentes. Tô evitando me acomodar e deixar para mais tarde o que pode ser concluído já...

Um pouco de magia e sedução farão a diferença nesse momento. Darei abertura para minha imaginação ditar as regras ...


posted by Mr Marcinho 1:43 da manhã
. . .
Na empresa

Certa vez uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços há meses não saíam do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada.

Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa. Eles achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo.

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito:

"Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes"

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa. A agitação na quadra de esporte era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório.

Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- "Quem será que estava atrapalhando meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!"

Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma, e saíam cabisbaixos.

Pois bem! Certamente você já adivinhou que no visor do caixão havia um ESPELHO.

Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo!

É muito fácil culpar os outros pelos problemas, mas você já parou para pensar se você mesmo poderia ter feito algo para mudar a situação?

Você é o único responsável por sua vida. Ela foi entregue a você por Deus, e você terá que prestar contas do que fez com ela no final da sua existência.



posted by Mr Marcinho 1:35 da manhã
. . .
Observar a realidade como ela é por intermédio da observação interior - isso é conhecer-se a si mesmo direta, real e experimentalmente! Quando se pratica, mantém-se a mente livre da miséria das impurezas. A partir da realidade grosseira, externa e aparente, pode-se penetrar a verdade fundamental da mente e matéria. Então transcende-se isso e experimenta-se uma verdade que está além da mente e da matéria, além do tempo e do espaço, além do campo condicionado da relatividade: a verdade da libertação total das impurezas, dos sofrimentos. Não importa o nome que se dê à verdade fundamental, isso é irrelevante; esse é o objetivo final de todos.

Que todos possam experimentar essa verdade fundamental! Que todos possam se libertar das impurezas e das misérias! Que todos possam desfrutar a verdadeira felicidade, a verdadeira paz e a verdadeira harmonia!

QUE TODOS OS SERES SEJAM FELIZES

O texto acima é baseado numa palestra dada em público pelo Sr. S.N. Goenka em Berna, Suíça.



posted by Mr Marcinho 1:31 da manhã
. . .
Existem três passos para o treinamento dado num Curso de meditação Vipassana. Primeiramente, precisamos nos abster de toda ação física ou verbal que perturbe a paz e harmonia dos outros. Não podemos trabalhar para nos liberar das impurezas da mente e ao mesmo tempo cometer atos físicos ou verbais que as multipliquem. Portanto, um código de moralidade revela-se como o primeiro passo essencial nessa prática. Compromete-se com o não matar, não roubar, não ter má conduta sexual, não mentir e não usar intoxicantes. Abstendo-se de tais ações, permite-se que a mente se acalme o suficiente para o trabalho em questão.

O próximo passo é desenvolver alguma maestria sobre essa mente selvagem por intermédio do treinamento em mantê-la fixa num objeto, a respiração. Tenta-se manter a atenção na respiração o maior tempo possível. Esse não é um exercício respiratório; não controla a respiração. Em vez disso, observa-se o fluxo respiratório como ele é; como entra e sai. Dessa maneira, acalma-se a mente mais e mais, e ela não será dominada por negatividades intensas. Ao mesmo tempo concentra-se a mente, tornando-a aguçada e penetrante, capaz do trabalho da visão clara ("insight").

Esses dois primeiros passos, viver uma vida moral e controlar a mente, são muito benéficos e necessários por si só, mas levarão à repressão a não ser que se tome o terceiro passo: purificar a mente das impurezas, desenvolvendo a visão clara de sua própria natureza. Isso é Vipassana: experimentar a própria realidade pela observação sistemática e imparcial, dentro de si mesmo, de todo o fenômeno físico-mental sempre mutante e que se manifesta como sensações. Esse é o culminar dos ensinamentos do Buddha: auto-purificação através da auto-observação.

Isso pode ser praticado por um e por todos. Todas as pessoas enfrentam o problema do sofrimento. Essa é uma doença universal que requer um remédio universal - não-sectário. Quando alguém sofre com raiva, não é raiva budista, hindu ou cristã. Raiva é raiva. Quando alguém fica agitado em decorrência dessa raiva, essa agitação não é cristã ou judia ou muçulmana. A moléstia é universal. O remédio tem que ser universal.

Vipassana é o remédio. Ninguém se oporá a um código de viver que respeita a paz e a harmonia dos outros. Ninguém pode se opor a desenvolver o controle da mente. Ninguém se oporá ao desenvolvimento da visão-clara de sua própria natureza, por intermédio da qual é possível libertar a mente das negatividades. Vipassana é um caminho universal.



posted by Mr Marcinho 1:30 da manhã
. . .
Esse foi o ensinamento do Buddha; uma arte de viver. Ele nunca estabeleceu ou ensinou nenhuma religião, nenhum "ismo". Nunca instruiu aqueles que o procuravam a praticar qualquer rito, ou ritual, ou alguma formalidade cega ou vazia. ao contrário, ensinava-os a observar a natureza tal qual ela é, observando a realidade interior. Na ignorância continuamos a reagir de maneira que prejudicamos a nós e aos outros. Porém, quando a sabedoria surge - discernimento de observar a realidade como ela é - esse hábito de reagir vai embora, desaparece. Quando paramos de reagir cegamente, então somos capazes da ação verdadeira - ação proveniente de uma mente equilibrada e equânime que vê, compreende a verdade. Tal ação poderá ser tão somente positiva, criativa e benéfica para nós e aos outros.

Logo, o que é necessário é conhecer-se a si mesmo - conselho dado por todo sábio. Precisamos conhecer a nós mesmos não apenas intelectualmente, no nível teórico e das idéias; e não apenas emocional ou devocionalmente, aceitando cegamente o que lemos e ouvimos. Tal conhecimento não é suficiente. Mais do que isso, precisamos conhecer a realidade experimentalmente em seu nível verdadeiro. Precisamos experimentar, viver diretamente a realidade desse fenômeno físico-mental. Só isso nos ajudará a libertar-nos das impurezas, dos sofrimentos.

Essa técnica da experiência direta de nossa realidade, essa técnica de auto-observação é chamada de meditação "Vipassana". Na língua da Índia, nos tempos do Buddha, passana significava ver no sentido comum, com os olhos abertos; mas Vipassana é observar as coisas como realmente são, não como parecem ser. A realidade aparente tem que ser penetrada, até alcançarmos a verdade última de toda a estrutura física e mental. Quando experimentamos essa verdade, então aprendemos a parar de reagir cegamente, de criar impurezas - e, naturalmente, as antigas impurezas serão gradualmente erradicadas. seremos libertados de toda a miséria e experimentaremos verdadeira felicidade.



posted by Mr Marcinho 1:30 da manhã
. . .
Dessa forma, essa técnica de auto-observação mostra-nos a realidade em dois aspectos: interior e exterior. Previamente olhávamos apenas para fora, perdendo a verdade interior. Procurávamos sempre fora de nós a causa de nossa infelicidade. Culpávamos e sempre tentávamos modificar a realidade externa. Ignorantes da realidade interior, não percebíamos que a causa do sofrimento está dentro de nós, em nossas reações cegas às sensações boas e ruins.

Agora, com o treinamento, podemos ver o outro lado da moeda. Podemos tomar consciência da respiração e do que acontece dentro de nós. O quer que seja, respiração ou sensação, aprendemos a observá-la sem perder o equilíbrio mental. Paramos de reagir e de multiplicar nossa miséria. Ao contrário, deixamos as impurezas se manifestarem e desaparecerem.

Quanto mais praticamos essa técnica, mais rapidamente as negatividades desaparecem. Pouco a pouco, a mente torna-se livre de impurezas, torna-se pura. Uma mente pura é sempre cheia de amor - amor desinteressado pelos outros; cheia de compaixão pelas falhas e sofrimentos dos outros; cheia de alegria pelo seu sucesso e felicidade; cheia de equanimidade diante de qualquer situação.

Quando alguém atinge esse estágio, todo o seu padrão de vida muda. Não é mais possível fazer ou falar qualquer coisa que perturbe a paz e a alegria dos outros. Em vez disso, uma mente equilibrada não apenas torna-se pacífica, mas ajuda os outros a também se tornarem pacíficos. A atmosfera que cerca uma tal pessoa se tornará permeada de paz e harmonia. E isso influenciará e ajudará a outros também.

Aprendendo a permanecer equilibrado diante de todas as coisas que se experiencia dentro de si, desenvolve-se o desapego também a tudo que se encontra nas situações exteriores. No entanto, esse desapego não é escapismo ou indiferença aos problemas do mundo. Aqueles que praticam Vipassana regularmente, tornam-se mais sensíveis ao sofrimento dos outros e fazem seu máximo para aliviar tal sofrimento em tudo que podem - não com agitação, mas com a mente cheia de amor, compaixão e equanimidade. Aprendem a "santa indiferença" - como estar totalmente compromissados, totalmente envolvidos em ajudar os outros enquanto, ao mesmo tempo, mantemos o equilíbrio mental. Dessa forma, permanecem pacíficos e felizes enquanto trabalham para a paz e felicidade de outros.


posted by Mr Marcinho 1:29 da manhã
. . .
Entretanto, alguém que atingiu a verdade última encontrou uma solução real. Descobriu que sempre que uma impureza surge na mente, duas coisas começam a acontecer simultaneamente no nível físico: uma é que a respiração perde o seu ritmo normal. Começamos a alterar a respiração, normalmente respirando mais forte, sempre que a negatividade surge na mente. Isso é fácil de se observar. No nível mais sutil, uma reação bioquímica começa no corpo, resultando numa sensação. Toda impureza irá gerar alguma sensação no corpo.

Isso oferece uma solução prática. Uma pessoa comum não pode observar impurezas abstratas da mente - medo, raiva ou paixão abstratos. Mas, com a prática e treinamento adequados, é muito fácil observar a respiração e as sensações corporais, ambas diretamente relacionadas às impurezas mentais.

A respiração e as sensações vão ajudar de duas formas. Primeiramente serão como que secretários particulares. Assim que uma impureza surgir na mente, a respiração perderá sua normalidade começando a gritar: "Olhe, alguma coisa deu errado!". Eu não posso bater em minha respiração; tenho que aceitar esse aviso. Da mesma forma, as sensações vão dizer que algo vai mal. Então, sendo avisados, começamos a observar a respiração e as sensações e, rapidamente, veremos que a impureza cessa.

Esse fenômeno físico-mental é como uma moeda de dois lados. De um lado estão os pensamentos e as emoções surgindo na mente; do outro estão a respiração e as sensações corporais. Quaisquer pensamentos ou emoções, sejam eles conscientes ou inconscientes, qualquer impureza mental que surja, manifesta-se na respiração e nas sensações daquele momento. Logo, observando a respiração ou as sensações, estamos de fato observando a impureza mental. Em vez de fugirmos do problema, estamos encarando a realidade como ela é. Como resultado, veremos que a as impurezas perdem sua força e não mais nos dominam como no passado. Se persistimos, as impurezas desaparecerão e ficaremos felizes e pacíficos.



posted by Mr Marcinho 1:29 da manhã
. . .
Uma boa solução: evita os dois extremos da repressão e da livre manifestação. Enterrar a negatividade no inconsciente não a erradicará; e permitir sua manifestação inútil, com ações verbais ou físicas, apenas criará mais problemas. Mas se você apenas observar, a impureza desaparecerá e você erradicará aquela negatividade, estará livre daquela impureza.

Isso parece maravilhoso, mas será realmente praticável? Será fácil para uma pessoa comum encarar impurezas? Quando a raiva surge, apodera-se de nós tão rapidamente que nem mesmo percebemos. Então, dominados por ela, falamos ou fazemos coisas que prejudicam aos outros e a nós mesmos. Mais tarde, quando ela passa, começamos a chorar e nos arrependemos, pedindo perdão aos outros e a Deus: "Oh, cometi um erro, por favor me desculpe!". Mas da próxima vez em que nos encontrarmos numa situação semelhante, reagimos da mesma forma. Esse tipo de arrependimento não ajuda em nada.

A dificuldade é que não temos consciência quando uma impureza surge. Ela surge profundamente na mente e, quando chega ao nível consciente, já ganhou tanta força que toma conta de nós sem que possamos observá-la.

Vamos supor que eu contrate um secretário particular e toda vez que a raiva surja ele diga: "Sr., olhe, a raiva começou!". Como não sei a que horas ela começa, terei de contratar três secretários para os três turnos: manhã, tarde e noite! Suponhamos que possa arcar com isso e que a raiva comece. Quando o secretário avisar que ela surgiu a primeira coisa que farei é xingá-lo. "Seu tolo, acha que é pago para me ensinar?" Estou tão dominado pela raiva que bom conselho não adianta.

Suponhamos que o discernimento prevaleça e eu não o insulte. Em vez disso eu lhe agradeço, me acomodo e digo: "Agora preciso observar minha raiva". Será que é possível? Ao fechar os olhos e tentar observar a raiva, o objeto da minha raiva imediatamente surge em minha mente - a pessoa ou o fato que o iniciou. Logo não estarei observando a raiva pura, mas meramente o estímulo externo dessa emoção. Isso servirá apenas para intensificar a raiva; não é essa a solução. É muito difícil observar qualquer negatividade abstrata ou emoção abstrata, divorciada do objeto externo que originariamente lhe causaram.



posted by Mr Marcinho 1:24 da manhã
. . .
Arte de Viver: Meditação Vipassana

Todos buscam paz e harmonia, porque isto é o que falta em nossas vidas. De quando em quando nós experimentamos agitação, irritação, desarmonia, sofrimento; e quando sofremos de agitação, não mantemos esse sofrimento para nós mesmos. Nós o distribuímos continuamente aos outros também. Agitação permeia a atmosfera que circunda a pessoa que sofre e todos que entram em contato com ela também se tornam irritados, agitados. Certamente, esse não um modo apropriado de viver.

Nós devemos viver em paz conosco mesmo e em paz com os outros. Antes de tudo, seres humanos são seres sociais, têm que viver em sociedade e lidar uns com os outros. Mas como podemos viver pacificamente? Como mantermo-nos em harmonia interior e mantermos a paz e a harmonia ao nosso redor, de forma que também os outros possam viver pacifica e harmoniosamente?

Para livrarmo-nos de nossa agitação, temos que saber a razão básica para sua existência, a causa do sofrimento. Se investigamos o problema, torna-se claro que sempre que começarmos a gerar qualquer negatividade ou impureza na mente, certamente nos tornaremos agitados. Uma negatividade na mente, uma impureza mental não pode coexistir com a paz e a harmonia.

Como é que se começa a gerar negatividades? De novo, através da investigação, torna-se claro. Ficamos infelizes quando achamos que alguém age de uma maneira que não gostamos ou quando não gostamos de alguma coisa que acontece. Coisas que não desejamos acontecem e criamos tensão interior. Coisas que queremos não acontecem, alguns obstáculos aparecem no caminho, e novamente criamos tensão interior; começamos a atar "nós" internos. E, pela vida afora, coisas indesejadas continuam a acontecer e as desejadas podem ou não acontecer, e este processo de reação, de atar nós - nós górdios - faz toda a estrutura física e mental tão tensa , cheia de negatividade, que a vida torna-se miserável.

Uma forma de resolver este problema é dar um jeito para que nada de desagradável aconteça na vida e que tudo aconteça exatamente como queremos. Temos que desenvolver o poder de fazer com que tudo que desejamos aconteça e o que não desejamos não aconteça, ou ter alguém com tal poder que nos ajude sempre que solicitarmos. Mas isso é impossível! Não há ninguém no mundo cujos desejos sejam sempre satisfeitos, em cuja vida tudo ocorre de acordo com sua vontade, sem nada indesejável acontecer. Fatos contrários à nossa vontade constantemente ocorrem. Portanto, surge uma pergunta: como podemos parar de reagir às coisas de que não gostamos? Como é que podemos permanecer pacíficos e harmônicos?

Na Índia, assim como em outras partes do mundo, pessoas sábias e santas estudaram esse problema - o problema do sofrimento humano - e encontraram uma solução: se algo indesejável ocorre e você reage gerando raiva, medo ou qualquer outra negatividade, então você deve desviar sua atenção o mais rápido possível para uma outra coisa qualquer. Por exemplo, levante-se, pegue um copo d'água, comece a bebê-la e sua raiva não se propagará, por outro lado começará a diminuir. Ou comece a contar: um, dois, três, quatro. Ou comece a repetir uma palavra, ou uma frase, ou um mantra: talvez o nome de um santo ou divindade na qual você tenha devoção. A mente se distrairá e, até certo ponto, você estará livre da negatividade, livre da raiva.

Essa solução foi útil, deu certo. Ainda dá. Praticando isso, a mente sente-se livre da agitação. Entretanto, essa solução atua apenas no nível consciente. Na verdade, ao desviar a atenção, você empurra a negatividade profundamente para o inconsciente e, nesse nível, continua a gerar e multiplicar a mesma impureza. Na superfície há uma camada de paz e harmonia, mas nas profundezas da mente jaz um vulcão adormecido de negatividade reprimida que, mais cedo ou mais tarde, explodirá em violenta erupção.

Outros exploradores da verdade interior foram ainda mais longe em sua busca e, experimentando a realidade da mente e da matéria neles mesmos, concluíram que desviar a atenção é apenas fugir do problema. Fugir não é a solução. Você tem que enfrentar o problema. Se a negatividade surgir na mente, observe-a, enfrente-a. Assim que começar a observar uma impureza mental, ela começará a perder sua força. Lentamente ela vai embora e é desenraizada.



posted by Mr Marcinho 1:20 da manhã
. . .
Quero todo segredo da vida possa restaurar cada minuto que tenha danificado, e saber assim reconstruir um novo amor, uma nova vida, um novo jeito ...

posted by Mr Marcinho 12:37 da manhã
. . .
[BigBody]

posted by Mr Marcinho 12:06 da manhã
. . .
domingo, julho 15, 2001
Dois anjos

Dois anjos viajantes pararam para passar a noite na casa de uma família muito rica. A família foi rude e recusou aos anjos o pernoite no quarto de hóspedes da mansão. Foi-lhes oferecido o porão.

Ao fazerem sua cama no chão frio o anjo mais velho viu um buraco na parede e o consertou. Quando o anjo mais novo perguntou porque, o anjo mais velho respondeu: "As coisas nem sempre são o que parecem ser".

Na noite seguinte os dois foram buscar repouso na casa de um casal de fazendeiros muito pobre, mas muito hospitaleiro. Depois de dividir com eles o pouco alimento que tinham os anjos puderam dormir na cama do casal e repousar bem por uma noite. Quando o sol nasceu na manhã seguinte os anjos acharam o casal chorando muito. Sua única vaca, de cujo leite tiravam o seu único sustento, estava estendida morta no chão.

O anjo mais novo ficou enfurecido e perguntou ao mais velho: "Como você pode deixar isto acontecer? O primeiro homem tinha tudo e ainda assim você o ajudou, retrucou acusando-o. A segunda família tinha pouco mas estava disposta a dividir tudo e você deixou que a vaca deles morresse".

"As coisas nem sempre são o que parecem ser", o anjo mais velho retrucou.

Quando estávamos no porão, disse o anjo mais velho, eu percebi que havia ouro estocado no buraco da parede. Como o proprietário era tão obcecado e ganancioso e incapaz de dividir sua fortuna, eu lacrei a parede para que ele não pudesse achá-lo. Na noite passada quando dormimos na cama dos fazendeiros o anjo da morte veio buscar a esposa dele, e eu lhe dei a vaca no lugar dela. "As coisas nem sempre são o que parecem ser".

Às vezes isto é exatamente o que acontece quando as coisas não se desenrolam como esperamos. Se você tem fé, só precisa acreditar que tudo o que acontece é em seu benefício. Você não saberá de imediato, mas certamente descobrirá isto mais tarde.



posted by Mr Marcinho 1:19 da tarde
. . .


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

gmail

. . .